quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A desconhecida grande depressão de 1920

Já ouviram falar na Grande depressão de 1920? Os livros de história e de economia retratam exaustivamente aquela que é conhecida como a grande depressão de 1929. No entanto, não deixa de ser no mínimo curioso que praticamente ninguém fale da grande depressão de 1920. Em 1920, Woodrow Wilson estava na fase final do seu mandato como Presidente dos Estados Unidos da América, quando o seu país começou a enfrentar uma depressão económica. Durante um período de 18 meses que inclui a parte final do seu mandato e o início do mandato de Warren Harding os EUA atravessaram uma crise económica que pouca gente retrata.

Factos interessantes a reter desta crise:

- O primeiro ano foi pior do que o primeiro ano da "grande depressão" que começou em 1929.
- A produção caiu cerca de 21%
- O PIB caiu 24%
- A taxa de desemprego aumentou de 4% para quase 12%

Como podemos constatar tudo indicadores de uma grande depressão económica e bem mais graves do que o que foi registado no primeiro ano daquela que é historicamente conhecida como a grande depressão de 1929 que acabou por durar 10 anos.

Hoje em dia é-nos dito vezes sem conta pelos nossos políticos e por boa parte da imprensa mainstream que perante uma crise económica não podemos sair dela sem fazer nada. Para justificar as medidas governamentais que têm sido tomadas tem-nos sido dito que é completamente impossível sair da crise sem intervenção do governo com políticas contra-cíclicas, quer seja por via fiscal ou por via de políticas monetárias. Por política fiscal entenda-se a actuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e ao nível dos investimentos públicos. Por via monetária entenda-se a actuação do Banco central para definir as condições de liquidez na economia, nomeadamente através de oferta de moeda e nível das taxas de juro.

Voltando à grande crise de 1920 o que é que o governo norte-americano na altura fez? Segundo o que nos é impingido hoje em dia teria seguramente aumentado o investimento público e o Banco central, o FED, teria actuado por via de políticas monetárias ora imprimindo mais moeda e/ou baixando as taxas de juro. Afinal é isso que Obama está a fazer, e é o que muitos outros governos um pouco por todo o Mundo, incluindo Portugal estão a fazer. Mas terá sido isso que Woodrow Wilson e Warren Harding fizeram nos EUA em 1920 e 1921? A resposta é não. Pasme-se…o orçamento de Estado caiu entre 1920 e 1921 e entre 1921 e 1922. Bom então secalhar houve pelo menos um estímulo na economia por via monetária? A resposta é também não. Não houve redução nas taxas de juro nem houve uma política de impressão de moeda criada do nada. No espaço de pouco mais do que 18 meses, a economia americana começou a recuperar robustamente. A lição a tirar deste pequeno período da história dos EUA é a de que a receita que permitiu essa recuperação foi o total oposto do que nos dizem hoje ser completamente impossível para recuperarmos duma crise económica. Tudo aquilo que está a ser feito foi o que acabou por levar à grande depressão de 1929 e à actual crise.

Thomas E. Woods, Jr. explica tudo em detalhe sobre a grande depressão de 1920 e as lições a tirar dela neste excelente video.

Nenhum comentário:

Postar um comentário