quarta-feira, 5 de maio de 2010

Leitura recomendada

E o trabalho de casa?

Strauss-Kahn, director-geral do FMI, diz que não devemos acreditar nas agências de rating. Guido Weterwelle, ministro dos Estrangeiros alemão, fala em conflito de interesses e diz que a Europa deve criar a sua agência. Amadeo Altafaj, porta-voz da Comissão...

Strauss-Kahn, director-geral do FMI, diz que não devemos acreditar nas agências de rating. Guido Weterwelle, ministro dos Estrangeiros alemão, fala em conflito de interesses e diz que a Europa deve criar a sua agência. Amadeo Altafaj, porta-voz da Comissão, pergunta "Quem é a Standard & Poor's". Wolfgang Schauble, ministro das Finanças alemão, diz que não as devemos levar "a sério". Até Paul Krugman, prémio Nobel, acusa-as de criarem um "sistema profundamente corrupto". 

1ª pergunta: esta gente está doida? Não. As agências não são um poço de virtudes. 2ª pergunta: há razões para questionar a sua governance, modelo de negócio e transparência? há: de 2020 a 2007 o revenue da S&P, Moody's e Fitch passou de 2,2 para 6 mil milhões (??) de dólares; só a Moody's analisa mais de 12 mil (??) empresas, em cem países. 3ª pergunta: qual o problema de lançar agora uma agência europeia? O mercado não a levaria a sério, com receio de que fora criada para agradar aos promotores. Pior: e se o veredicto não fosse diferente do das outras?

Os europeus fazem lembrar aquele apostador que passava a vida a pedir a Deus sorte no jogo. Farto de tanta queixa, este mandou um emissário: "Diz-lhe que eu o ajudo: mas pelo menos que compre a lotaria!". 

Antes de reivindicar a reforma das agências, a Europa devia fazer o trabalho de casa: sanear as finanças públicas. Só assim evitará a suspeita de querer ser juiz em causa própria. Além de que a Comissão, ao obrigar as agências a divulgarem os modelos que usam nas análises, deu um passo importante para tornar o seu trabalho mais transparente. 

P.S. - Ah! A Fitch é controlada em 60% pelos franceses da Fimalac…
Camilo Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário