sexta-feira, 9 de abril de 2010

Emprestaria dinheiro a estes senhores?

Excelente artigo do Camilo Lourenço:


A imprensa tem dedicado muito espaço às queixas dos gregos (e não só) quanto ao papel dos especuladores na crise da sua dívida pública. Ainda na segunda-feira o número dois do Governo helénico dizia a este jornal que nós (portugueses) somos os próximos. De...

A imprensa tem dedicado muito espaço às queixas dos gregos (e não só) quanto ao papel dos especuladores na crise da sua dívida pública. Ainda na segunda-feira o número dois do Governo helénico dizia a este jornal que nós (portugueses) somos os próximos. De permeio acusou a Alemanha de "julgamentos raciais" (os gregos trabalham pouco...).

O que é extraordinário nesta história é a inversão de responsabilidades: a culpa é dos especuladores, que, com a sua actuação, ganham muito dinheiro. Poucos parecem lembrar-se de que os especuladores só têm êxito porque alguém (os gregos) não fez o trabalho de casa. Para as mentes mais sensíveis, sobretudo com inclinação para a esquerda, aqui ficam alguns números. Para pensar: 
1 - Entre 2004 e 2009, o governo grego aumentou o número de funcionários públicos em quase 50% e os salários/benefícios em 100% (Theodoros Pangalos dixit). 
2 - O défice orçamental é de cerca de dois mil milhões de euros/mês. A dívida total, colocada pelo país nos mercados, já soma uns incríveis... 300 mil milhões de euros (vale mais 13% que o Produto Interno Bruto do país). Os juros que a Grécia vai pagar, este ano, por essa dívida (se as taxas não continuarem a subir) vai chegar a 13 mil milhões de euros (mais do dobro do investimento público português em 2010). 

Aqui chegados, vale a pena deixar duas perguntas: algum dos críticos (dos especuladores) emprestaria dinheiro à Grécia... à mesma taxa que emprestaria à Alemanha? E colocaria nessa dívida toda a sua liquidez? Bem me parecia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário