quinta-feira, 29 de abril de 2010

O pior está para vir II

Em Novembro do ano passado escrevi este post "o pior está para vir". Por várias vezes tenho vindo a alertar neste blog que a crise do subprime foi combatida por muitos governos por todo o mundo (incluindo Portugal) de forma completamente errada e irresponsável. Os resultados estão agora à nossa vista. Os bailouts sem precedentes, os pacotes de investimento com base em endividamento público e taxas de juro baixas ao contrário do que muitos Governantes pensaram e ainda pensam não ajudaram a salvar o mundo. Bem pelo contrário têm vindo a criar uma bolha ainda maior, bolha essa que quando explodir vai fazer com que a crise do subprime pareça uma brincadeira de crianças.

A bolha da dívida pública começa a ameaçar explodir na Europa, ameaçando a estabilidade do Euro. Grécia e Portugal têm estado nas capas dos jornais nas últimas semanas causando grande instabilidade junto dos mercados. No curto prazo (tanto pode ser nas próximas semanas como no próximo ano) existe um real perigo de contágio, especialmente se tivermos em conta a bolha de dívida pública que existe neste momento por outros Estados europeus, em especial Irlanda, Espanha, Itália e Reino Unido.

E nada garante que os Estados Unidos, com o seu défice histórico de dois dígitos, não sejam os próximos da lista e estejam safos de um colapso do dólar, o que pode vir a baralhar ainda mais as coisas. Figuras como Roubini, Peter Schiff, Gerald Celente, ou Ron Paul há muito que têm avisado para os perigos deste modelo de endividamento público, acumulação de défices e impressão de moeda criada do nada, mas ninguém com cargos de responsabilidade parece querer ouvi-los. Cada vez estou mais convencido.O pior está mesmo para vir, e o que aí vem não vai ser nada bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário