segunda-feira, 12 de abril de 2010

Portugal tem dois caminhos possíveis


"Out of the Box" ou "out of the Euro"

por Carlos Félix Moedas, Publicado em 12 de Abril de 2010 

A falta de competitividade é a nossa maior doença. A curto prazo temos dois caminhos, ou abandonamos o euro ou reduzimos o custo do trabalho. A longo prazo, aumentar a produtividade é a solução

Está na moda falarmos do défice e das suas consequências que serão drásticas e profundas na nossa economia. O governo apresenta-nos um PEC que apenas segue as linhas do passado e que não são mais do que vãs tentativas para remendar o futuro. A realidade é que remendar o futuro não chega. O que nós necessitamos é de um Programa de Estabilidade e Competitividade capaz de nos traçar o caminho para a cura da maior doença que o nosso país sofre actualmente, a falta de competitividade. Um PEC capaz de reduzir o gap anual entre exportações e importações que nos vão endividando ano após ano. Tal reflecte-se no nosso défice externo que se têm mantido acima dos 8% do PIB desde 2005 e que nos vai aumentando a dívida externa. Em 2009 a nossa dívida líquida ao exterior já atingia os 108% do PIB.
O PEC 2005-2009 definia como linhas de força a contenção da despesa com pessoal, sustentabilidade da segurança social, a melhoria da qualidade da despesa pública corrente, moralização do sistema fiscal e privatizações. O PEC 2010-2013 estabelece como linhas de força a redução da despesa corrente, a diminuição da despesa de capital, diminuição da despesa fiscal (i.e. aumento de impostos), melhoria da receita fiscal e privatizações para diminuir a dívida. Já devíamos ter percebido que estas linhas, que se repetem, não nos vão ajudar no imediato a aumentar a nossa competitividade, pois já foram testadas e revelaram-se paliativas no passado. Mesmo quando o governo conseguiu diminuir o défice entre 2005 e 2007, não conseguiu aumentar a nossa competitividade.

A nossa competitividade, ou falta dela, está intrinsecamente relacionada com a nossa produtividade e com os nossos custos unitários de trabalho. A nossa produtividade medida em PIB por hora trabalhada, quando comparada com a média europeia, aumentou em apenas 3% entre 2000 e 2009, enquanto os nossos custos unitários do trabalho nominais aumentaram exponencialmente em mais de 30% nesse mesmo período, quando comparados com um aumento de 20% na Zona Euro e 7% na Alemanha.

É este gap entre a produtividade e os custos do trabalho que nos vai tornando incapazes de competir com os outros países e que afecta directamente a nossa capacidade de exportação.
Países como a Grécia e Portugal têm sempre um caminho imediato para aumentar a competitividade, que é o de sair do euro e desvalorizar a moeda. Obviamente este caminho seria impensável, ou pelo menos gostaríamos de acreditar que assim fosse; por isso resta-nos reduzir os custos do trabalho para conseguir aumentar a nossa competitividade. Uma das formas mais imediatas seria reduzir os impostos sobre o trabalho sem descer a massa colectável. Em Portugal, o total das contribuições sociais ascende a 34.75%, o que é muito superior à média dos países membros da OCDE, que em 2009 apresentavam uma média de contribuições sociais de 24%. No caso da Grécia, o economista e ex-ministro das finanças da Argentina, Domingo Cavallo ousou propor, com base na sua experiência na crise Argentina no final dos anos 90, uma diminuição das contribuições sociais sem diminuir a massa colectável total. Para tal, os gregos deveriam aumentar o IVA e dar a possibilidade às empresas de creditar a diferença desse aumento em sede de taxa social única, mantendo assim o volume de imposição colectado pelo Estado, mas transferindo parte desse peso para o IVA. Não podendo reduzir o total da nossa matéria colectável para não agravar o défice, algo teremos de fazer para diminuir os custos do trabalho, que sufocam a nossa capacidade exportadora e não nos dão o oxigénio necessário para nos focalizarmos na produtividade. Se nada fizermos no curto prazo, arriscamo-nos à la limite a ter de abandonar a zona euro, o que terá consequências dramáticas para o nosso futuro. Sejam estas ou outras ideias fora do baralho, faltam em Portugal governantes e políticos que pensem de forma pragmática, diferente, e que não se contentem em repetir as ideias (ou PECs) do passado.

Membro do Instituto Francisco Sá Carneiro
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard
Fonte: i
Infelizmente, a falta de visão estratégica e miopia dos nossos decisores políticos não parece que queira seguir algum tipo de caminho "out of the box" ...

2 comentários:

  1. Excelente blog Miguel! Gostei particularmente deste artigo. Precisamos de facto de pensar out of the box, caso contrário estamos bem entalados!
    O Estado pesava, em inícios de 80, 30% do PIB. Agora pesa 50%!!!

    Um abraço!
    João.

    ResponderExcluir
  2. Thanks João. Infelizmente não vemos sinais nehuns positivos por parte dos nossos políticos. Ná há uma alma em nenhum dos vários partidos políticos com alguma proposta out of the box. A fórmula desta gente passa sempre por mais Estado, e mais impostos, sempre suportados pelos suspeitos do costume, a classe média. Nestas 2 últimas semanas os mercados têm estado a dar-nos um sério aviso, daqueles que estavamos mesmo a precisar. Receio é que mais uma vez não vamos aprender nada com isto...

    Abraço

    ResponderExcluir