quinta-feira, 11 de março de 2010

Thinking out of the box: Algumas propostas para Sócrates

Mexer com o IRS. O modelo actual com uma taxa progressiva em que quanto mais se ganha maior é o imposto é um desincentivo ao trabalho. Sócrates e o PS não percebem isto. Em vez das medidas folclóricas que apresentaram no PEC deveriam ter apostado numa destas duas alternativas já sugerida pelo economista português Ricardo Reis há uns anos numa entrevista dada à revista Visão:

1) Aplicar uma taxa de IRS única e positiva com nível de isenção alto é muito mais eficiente a promover trabalho. Por exemplo quem ganha até 40mil euros/ano, paga zero. A partir de 40mil euros, por cada euro mais que ganhe paga por exemplo 30% ou 25%. 
ou
2)Taxar o apenas o consumo através de IVA, e abolir completamente o IRS seria também outra proposta possível que teria efeitos muito mais positivos na economia do que qualquer pacote de investimentos públicos. o IRS é um imposto injusto pois taxa consumo e poupanças. Se o Estado português cobrasse apenas IVA estaria a taxar apenas o consumo.A ideia central aqui é que todo a poupança será consumo futuro. O Estado português ao cobrar IRS e IVA taxa duplamente as poupanças e cria um distorção enorme. Há economistas que calculam que se esta medida fosse implementada um país seria 20%, 30%, 40% mais rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário